Posteriormente uma semifinal eletrizante contra o Barcelona, a Inter de Milão garantiu vaga na final da Champions League pela segunda vez em três temporadas.
Um gol decisivo de Davide Frattesi na prorrogação selou a classificação com um placar confederado de 7 a 6, colocando o time de Simone Inzaghi diante do Paris Saint-Germain na grande decisão.
Apesar da euforia da classificação, o foco do elenco precisa se voltar imediatamente para o Campeonato Italiano. Os nerazzurri seguem na perseguição ao líder Napoli e buscam manter viva a chance de proteger o título da Serie A.
No último término de semana, Inzaghi poupou dez jogadores em seguida o primeiro confronto com o Barça, e mesmo com um time recíproco, a Inter conquistou uma vitória por 1 a 0 sobre o Hellas Verona, graças a um pênalti logo no início da partida. O resultado manteve a equipe a três pontos do Napoli.
Neste domingo (11), a Inter enfrenta o Torino fora de moradia. A dupla de ataque titular, Lautaro Martínez e Marcus Thuram — ambos lidando com problemas físicos — deve dar lugar a Marko Arnautovic e Joaquín Correa.
O herói da semifinal, Davide Frattesi, deve lucrar novidade chance entre os titulares. O meio-campista, que também marcou o gol da vitória na ida das quartas de final contra o Bayern de Munique, fará sua décima partida uma vez que titular na liga.
“Inte nunca escolhe entre campeonato, Champions League ou Despensa da Itália”, declarou Inzaghi em seguida a vitória. “É a Inter, temos que lutar em todas as frentes. É paradoxal pensar que podemos escolher uma só”.
Uma vitória da Inter colocaria pressão imediata sobre o Napoli, que recebe o Genoa mais tarde no domingo. Ambos os líderes enfrentam adversários que já não têm grandes ambições na temporada. O Genoa está em 13º e vem de três derrotas consecutivas.
Raphinha quase trocou Brasil pela Itália: ‘Passaporte não chegou’
O técnico napolitano Antonio Conte lida com uma série de desfalques importantes. Sem os defensores Alessandro Buongiorno e Juan Jesus, além do ponta David Neres, Conte ainda perdeu o meio-campista Stanislav Lobotka, lesionado no tornozelo durante a vitória por 1 a 0 sobre o Lecce.
Caso Lobotka não se recupere, Billy Gilmour deve formar dupla no meio-campo com seu compatriota escocês Scott McTominay.
McTominay tem sido peça fundamental na campanha do Napoli. Contratado junto ao Manchester United, ele marcou 12 gols na temporada, dividindo a artilharia do time com Romelu Lukaku, com cinco gols nos últimos quatro jogos.
Enquanto isso, a Atalanta parece ter assegurado a terceira colocação, com cinco pontos de vantagem sobre os concorrentes diretos. Na segunda-feira (12), o time de Bérgamo recebe a Roma, que ainda sonha com uma vaga na próxima Champions League.
Roma, Juventus e Lazio estão empatados com 63 pontos. Lazio e Juventus se enfrentam no sábado (9), no Estádio Olímpico, enquanto o Bologna, que está unicamente um ponto detrás, visitante o Milan nesta sexta-feira (9).
O confronto é um aquecimento para a final da Despensa da Itália, marcada para daqui a cinco dias, quando o Bologna tentará invadir seu primeiro grande título desde 1974.
(Reportagem de Trevor Stynes, edição de Ed Osmond)