O conclave que escolhe o novo líder da Igreja Católica começa nesta quarta-feira (7), no Vaticano. Dentre os 133 cardeais, oito são brasileiros, e podem se tornar papa e ser o sucessor de Francisco, que era torcedor fanático do San Lorenzo, da Argentina. Os religiosos do Brasil também têm seus times do coração.
Dom Jaime Spengler (padre de Porto Satisfeito), Dom João Braz de Aviz (padre emérito de Brasília), Dom Leonardo Ulrich Steiner (padre de Manaus), Dom Odilo Scherer (padre de São Paulo), Dom Orani João Tempesta (padre do Rio de Janeiro), Dom Paulo Cezar Costa (padre de Brasília), Dom Raymundo Damasceno Assis (padre emérito de Aparecida-SP) e Dom Sergio da Rocha (padre de Salvador) são os cardeais brasileiros no conclave.
Dentre eles, exclusivamente Dom Raymundo Damasceno Assis não pode votar no conclave por ter 88 anos. Cardeais acime de 80 anos não podem votar. No entanto, o brasílico está capaz a ser eleito papa. Nenhum representantes do Brasil é assinalado pelos especialistas em Vaticano entre os principais favoritos para suceder Francisco.
Apesar disso, caso qualquer brasílico seja eleito papa, para qual time ele torce? De entendimento com o ge, há dois torcedores do Palmeiras, dois do Santos, um do Vasco, um do Botafogo, um do Internacional, um do Athletico-PR e um do Criciúma.
Dom Jaime Spengler é um dos mais ligados ao futebol. O catarinense é torcedor do Internacional. Já o gaúcho Dom Odilo Scherer se diz fã do Athletico-PR e do Santos, já que viveu muitos anos no Paraná e é o atual padre do Estado de São Paulo. Outro santista é o paulista Dom Orani Tempesta, padre do Rio de Janeiro.
Veja os times dos cardeais brasileiros que podem ser papa:
- Dom Jaime Spengler (padre de Porto Satisfeito): Internacional
- Dom João Braz de Aviz (padre emérito de Brasília): Palmeiras
- Dom Leonardo Ulrich Steiner (padre de Manaus): Criciúma
- Dom Odilo Scherer (padre de São Paulo): Athletico-PR e Santos
- Dom Orani João Tempesta (padre do Rio de Janeiro): Santos
- Dom Paulo Cezar Costa (padre de Brasília): Vasco
- Dom Raymundo Damasceno Assis (padre emérito de Aparecida-SP): Botafogo
- Dom Sergio da Rocha (padre de Salvador): Palmeiras
Quer saber onde ver aos jogos de futebol hoje na TV? Fique por dentro acessando o site do 365scores: resultado ao vivo, jogos em curso e muito mais!