A zebra passeou na Austrália durante as baterias da terceira tempo do CT de Bells Beach, quinta lanço do rodeio mundial de surfe. Líder solitário, Italo Ferreira foi surpreendido e derrotado pelo convidado sítio Xavier Huxtable. Em uma bateria de poucas ondas, o brasílio vencedor mundial em 2019 e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 somou unicamente 9,67 pontos. Huxtable mal conseguiu confiar na vitória.
“Eu literalmente não consigo compreender, para ser honesto. É inacreditável. Derrotar Italo, um dos melhores surfistas do mundo!”, disse o australiano, que posteriormente foi derrotado pelo americano Griffin Colapinto nas oitavas de final.
Três brasileiros venceram suas baterias da terceira tempo. Samuel Pupo eliminou o indonésio Rio Waida, Filipe Toledo deixou pelo caminho o australiano George Pittar e Yago Dora venceu um confronto verde-amarelo diante de Alejo Muniz, que sofreu com uma prancha quebrada ao meio.
O campeonato foi paralisado antes que eles entrassem na chuva pelas oitavas de final. No feminino, Luana Silva já está nas quartas de final.
Confira os duelos dos brasileiros:
Bateria 6: Samuel Pupo (BRA) x Ian Gentil (HAV)
Bateria 7: Yago Dora (BRA) x Jake Marshall (EUA)
Bateria 8: Filipe Toledo (BRA) x Jack Robinson (AUS)
Bateria 1: Luana Silva (BRA) x Lakey Peterson (EUA)